Como escolher o melhor carro para o seu perfil?

Um automóvel é um bem de alto valor. Antes de comprá-lo, é imprescindível que o futuro proprietário avalie todas as questões que envolvem o veículo, como o custo da sua manutenção, do seguro e do IPVA, assim como seu consumo de combustível, por exemplo. Afinal, esses valores precisam ser contabilizados no orçamento.

Pensando nisso, separamos neste tópico algumas dicas para que você saiba como escolher o melhor veículo para comprar. Confira!

1. Pense nas necessidades

Pessoas que têm muitos filhos precisam de carros mais espaçosos, certo? Para quem prefere viajar, o ideal é um automóvel com porta-malas grande. Como cada indivíduo ou família tem uma necessidade específica, é interessante fazer uma lista com as características que não podem faltar no veículo que será comprado.

A dica é focar nas necessidades e esquecer os desejos. Afinal, mesmo que uma pessoa queira um carro muito potente, não faz sentido adquiri-lo se a função é rodar dentro de uma cidade com trânsito intenso.

Relacionando os tópicos necessários, você não corre o risco de comprar um bem que não vai se adaptar à rotina e aos problemas do cotidiano.

2. Verifique o orçamento

Os automóveis podem ter preços bem variados dentro da mesma categoria. Após analisar qual é o modelo que atende as necessidades, é fundamental verificar o orçamento disponível para a compra. E vale lembrar, preço baixo não é sinônimo de bom negócio, procedência sim!

Recomenda-se que a parcela gasta com o consórcio, financiamento ou compra direta — seja referente a, no máximo, um terço da renda. É interessante fazer simulações nas mais variadas formas de pagamento, a fim de garantir a menor taxa de juros e o maior conforto.

3. Pesquise sobre a manutenção, seguro e outros gastos

Existem carros com preço baixo, mas com valor de manutenção bastante alto. Sendo assim, antes de adquirir o automóvel, é importante pesquisar os custos dos pneus, de itens que devem ser trocados periodicamente e de outros fatores que encarecem a revisão.

Essa dica também é válida para o seguro, serviço praticamente obrigatório no Brasil, um dos países com maiores índices de roubos de veículos. Nesse caso vale cotar o valor do seguro dos modelos que constam na sua lista de possíveis aquisições.

Por fim, existem automóveis que não têm um bom consumo, ou seja, gastam muito combustível. Essa é uma variável que vale a pena pesquisar.

4. Faça test drive

Após toda a pesquisa, é natural que o comprador se depare com dois ou três modelos e fique na dúvida. Para resolver essa questão, a dica é realizar um test drive. Isso é importante porque os detalhes, como os bancos e a altura do painel, por exemplo, podem fazer uma grande diferença no dia a dia.

Essas características só podem ser percebidas quando o usuário experimenta o carro. O test drive pode ajudar o motorista a excluir ou decidir por algum modelo, facilitando a sua escolha.

5. Cote os preços

Com o modelo escolhido, é hora de cotar os preços, garantias e procedência na empresa que está fazendo a compra.

Só pesquisando e tendo a orientação do carro ideal para sua necessidade que seu investimento será bem feito. E vale lembrar, preço não é tudo. Ao realizar uma compra procure saber qual a procedência da empresa e se os veículos são periciados. Só assim você garante que está comprando o que de fato é anunciado. E aí já sabe: seminovo de qualidade e procedência é na Guaíba Car!

? Dúvidas sobre qual veículo escolher? Fale com a gente!

Guaíba Car. Há mais de 30 anos, Tradição em bons negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *