Nova CNH, transferência via app e carteira em cartório

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) começou a emitir o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O formato atualizado vale em todo o país.

A troca pelo modelo atualizado não é obrigatória. A mudança vale para os documentos emitidos a partir desta quarta e que já virão na versão mais moderna.

De acordo com o Detran, a nova CNH terá elementos gráficos que dificultam falsificações e fraudes, como o uso de tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta.

CNH virá com mais informações

Nome social

No novo modelo, o cidadão pode contar com o nome social e registro de filiação afetiva. Para isso, o condutores deve ter o documento de identificação oficial atualizado.

Tipo de habilitação

O novo padrão terá uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista está apto a conduzir. Além disso, a nova CNH tem um quadro de observações com as restrições médicas e se o condutor exerce atividade remunerada.

Validade

O documento também informará se a CNH é temporária, sendo identificada com a letra P no canto superior direito, ou se é definitiva, com a letra D. A nova carteira de motorista brasileira também se aproxima do padrão internacional, com identificação impressa em português, inglês e francês.

QR Code

A nova CNH também virá com QR Code no verso, permitindo acesso à Carteira Digital de Trânsito (CDT), via aplicativo.

Novo modelo de placa preta

Também a partir desta quarta-feira (1º) começa a circular o novo modelo da placa preta Mercosul para carros de coleção.

O novo modelo foi definido por consulta pública. O objetivo foi alterar a resolução do Contran que tratava das placas de identificação.

O texto proposto buscou prever a utilização restrita em território nacional da placa preta para carros que mantenham 80% de sua originalidade.

Fonte: Detran.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *