Ar-condicionado do carro deve ser revisado a cada seis meses.

Está chegando a estação mais quente do ano. Muitas pessoas já estão planejando as sonhadas férias. Entretanto, para garantir uma boa viagem é preciso também cuidar do carro. O verão é o momento em que o ar-condicionado automotivo é mais usado. Para um bom funcionamento não basta ligar o ar, é preciso manter ele em dia, com revisões e limpezas.

Conforme um tecnólogo em refrigeração, a recomendação é de que a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros, seja feita a higienização do ar e troca do filtro de cabine. Existe a higienização por ozônio, procedimento que acaba com os micro-organismos, elimina cheiros desagradáveis impregnados no carro, como cigarro e mofo. “O mau cheiro é um dos principais sinais de que o veículos está precisando de revisão”, explica ele.

Sobre os filtros de carros, existem dois tipos que podem ser utilizados e que isso varia conforme a montadora do veículo. Um deles é o filtro de partícula, o branco. O outro é de carvão ativado, o mesmo que é usado nas velas de filtro de água. “O de carvão tem maior capacidade de filtrar gases e odores, mas ambos possuem boa funcionalidade.”

CUIDADOS

Pelo menos duas vezes na semana é necessário ligar o ar-condicionado do veículo porque, se ficar desligado por muito tempo, tende-se a ressecar as conexões e reparos.

Para impedir a entrada de ar externo que seja poluído ou tenha mau cheiro, é recomendado o uso de recirculação do ar-condicionado. Porém, o sistema não pode ficar ligado o tempo todo, pois acaba viciando o ar e o deixa com pouco oxigênio.

Em caso de vidros embaçados é preciso ligar o ar-condicionado junto ao ar quente, isso retira a umidade e garante a visibilidade.

O que fazer quando o carro está muito quente?

Ligue o ar-condicionado, direcione ele para cima, abra os vidros para que o ar quente saia e depois de uns minutos, quando a temperatura começar a normalizar, feche os vidros.

ATENÇÃO 

O descuido com o ar favorece o surgimento de problemas respiratórios devidos aos micróbios que ficam presos ao filtro de ar. Pode causar asma, rinite e diversas alergias, além de dificultar a ventilação. Por isso, sempre faça a revisão e manutenção.

Fonte: Folha do Mate.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *