Dicas de como usar bem o tempo na quarentena

Ficar em casa em quarentena não precisa ser sinônimo de ócio e tédio. Você pode, e deve, aproveitar esse tempo para realizar atividades interessantes e que agreguem, seja trazendo autoconhecimento, bem-estar, aprendizado, aquisição de novas habilidades e vários outros benefícios. 

Quem se vê nessa situação precisa agir para transformar o recolhimento necessário em dias produtivos. Listamos alguns itens que podem te ajudar nesse tempo, confira:

• Determinar uma rotina para seguir

É de extrema importância que determine qual será sua rotina durante os dias em casa. Faça isso mesmo se não estiver trabalhando, pois essa é uma medida necessária para evitar o tédio e a irritação por não poder sair. Defina um horário para acordar, fazer suas refeições e realizar todas as atividades que pretender durante cada dia. Acredite, isso fará uma grande diferença no seu equilíbrio emocional e produtividade.

• Aprender um novo idioma

Se tem um tipo de conhecimento que faz toda a diferença na carreira é ter um segundo idioma. Se você já tem alguma noção de inglês, espanhol ou outra língua do seu interesse, encontre formas de se aprofundar, se não tem essa base, comece a construí-la. Mais uma vez a internet se mostra como um grande meio para obter conhecimento e chegar cada vez mais longe.

• Reorganizar os móveis da casa

Já que está passando o dia todo em casa, é importante que faça o possível para deixar o ambiente o mais confortável e agradável possível. Experimente mudar os móveis de lugar, às vezes, pequenas alterações são capazes de mudar totalmente o espaço. Essa é uma forma de aprender a olhar além, não apenas em relação à mobília e sim sobre a vida de modo geral.

• Separar coisas que não usa para doar

Além de organizar a parte visual do ambiente, lembre-se também dos itens que ficam dentro dos armários, como roupas, calçados, acessórios e utensílios em geral. Separe tudo aquilo que não usa mais e doe para quem precisa. Guardar coisas demais em casa faz com que desperdice seu tempo todos os dias procurando as peças que usa, portanto, desapegue dos excessos para ter uma vida mais prática.

• Dançar e exercitar o corpo

Poucas pessoas têm o hábito de se exercitarem em casa, a grande maioria prefere ir até uma academia ou fazer algo ao ar livre. Contudo, como a indicação dos especialistas em saúde é que todos fiquem em casa, é preciso encontrar alternativas de se manter em movimento sem precisar sair. Experimente dançar e praticar outros tipos de exercícios através de vídeos e aplicativos, assim, estará fazendo bem para o corpo e, também, para a mente.

• Conversar com familiares e amigos por chamadas de vídeo

Isolamento social não precisa ser sinônimo de isolamento afetivo. Mesmo que não possa estar fisicamente com os seus entes queridos pode manter contato com eles através de chamadas de vídeo. Independentemente de já se comuniquem através de mensagens escritas, poder ver e ouvir a voz das pessoas que ama certamente te dará mais forças para enfrentar este momento.

• Rever seus filmes favoritos

Se tem algo reconfortante é estar em contato com nossa memória afetiva. E você pode fazer isso revendo filmes que trazem boas lembranças, seja por ter assistido com alguém especial, por remeter à sua infância, enfim, qualquer coisa que lhe faça bem. Se tem filhos, poderá apresentar essas produções do passado a eles, tornando a experiência ainda mais divertida.

• Ler livros que estão parados na estante

Você já leu todos os livros que tem em casa? Mesmo os leitores mais vorazes costumam ter obras nunca lidas em suas estantes, seja por falta de tempo ou por colocarem outras na frente. Agora que o tempo está sobrando, aproveite para colocar essa leitura em dia. Pode ser que tenha publicações fantásticas guardadas sem ter se dado conta disso.

• Aprender novas habilidades

O conhecimento teórico é muito importante, portanto, é bom se lembrar também de aprender novas habilidades. Aqui, entram as mais variadas atividades, como mexer em algum software que não domina, tocar um instrumento que tem em casa, fazer crochê, pintar quadros, opções não faltam. Mais uma vez a internet pode ser sua grande aliada.

• Ouvir música e cantar junto

Quem canta seus males espanta! Sempre que quiser se sentir mais animado durante a quarentena, coloque suas músicas preferidas para tocar e solte a voz. Se tiver um videokê em casa poderá se divertir ainda mais. Certamente irá se sentir mais leve depois de algum tempo de cantoria.

• Pesquisar sobre temas do seu interesse

Como dito em vários tópicos deste artigo, a internet é uma ferramenta maravilhosa que, se bem usada, pode nos proporcionar benefícios fantásticos. Em vez de ficar apenas nas redes sociais, comece a usar os sites de busca para fazer pesquisas de temas do seu interesse e que não precisam, necessariamente, ter relação com o seu trabalho. Amplie seus horizontes, ouse ir além!

• Fazer planos para quando a quarentena acabar

Se concentrar no momento presente para evitar pensamentos ansiosos é fundamental, mas isso não significa que não possa fazer planos para o futuro. Por mais que não tenhamos respostas claras sobre quando a quarentena irá acabar, você pode pensar no que fará quando acontecer. Considere tanto planos profissionais quanto pessoais, analise os passos que precisa dar e se organize para chegar lá!

Fonte: IBC/UOL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *